Débora Bz Brandão

Palco | TEDxJardins Women 2013

Palco TEDxJardins Women 2013 ambientado por Débora Bz Brandão, realizado na Residência Consular Francesa, no dia 05 de dezembro de 2013.

TEDx Jardins Women palco

Créditos: Vestidos feitos com CondomArt pela ativista e artista plástica  Adriana Bertini

Descrição do Evento

TEDxJardinsWomen 2013
14 mulheres inspiradoras que trabalham em áreas diferentes
Tedxjardinswomen 2013 cover

Crédito: Design Gráfico Fernanda Prado

Como parte da conferência TEDWomen, eventos locais TEDx em todo o mundo estarão à tona celebrando pessoas inovadoras em suas próprias comunidades

Em San Francisco, pela primeira vez, TEDWomen 2013 irá canalizar o espírito do Vale do Silício celebrando invenções em todas as suas formas. Não apenas tecnologia e coisas, mas também soluções para a pobreza; abordagens para o processo de paz; expressões de arte, e, às vezes, próprias vidas humanas. Mais de 150 TEDx eventos em todo o mundo irão participar, compartilhando ao vivo e apresentando em seus alto-falantes locais sobre tema “Inventado Aqui”. O resultado: uma conversa verdadeiramente global – a partir de São Francisco para São Paulo para Seoul – celebrando inventores e designers, pensadores e formuladores; solucionadores de problemas locais e líderes mundiais. TEDWomen 2013: Inventado Aqui.

Em São Paulo, 5 de dezembro de 2013 TEDxJardinsWomen contará com 14 palestrantes, sendo 13 mulheres e 1 homem.

A curadora do evento, Elena Crescia, escolheu a dedo mulheres únicas em suas experiências de vida, mulheres inspiradoras que irão compartilhar com um publico de mais de 100 pessoas, na maioria mulheres, sobre suas conquistas, dificuldades e aprendizados e, sobre o único palestrante homem, comenta de uma forma divertida: “Zysman Neiman foi recomendado como um excelente palestrante por diversas mulheres, num evento onde ele era o único palestrante para um publico 100% feminino. Achamos importante ter um homem como palestrante num evento onde será o único, cercado por mulheres, principalmente porque organizadores de diversos eventos escolhem palestrantes homens e colocam geralmente uma ou duas mulheres, assim eles podem sentir como nós mulheres sentimos!”

Teremos palestrantes artistas plásticas, empreendedoras, amigas, gestoras, marqueteiras, aprendentes, inovadoras, jornalistas, mães, comunicadoras, engenheiras, executivas, conselheiras, batalhadoras, desenvolvedoras, heroínas, economistas, unificadoras, autoras, consumidoras, escritoras, leitoras, âncoras, premiadas, escribas, coordenadoras, lecionadoras, criadoras, produtoras, nômades, futuristas, professoras, físicas, mestras, gerentes, mantenedoras, nutricionistas, humanas, pesquisadoras, apaixonadas, simplificadoras, enfim, mulheres inspiradoras “Inventando Aqui” no TEDxJardinsWomen 2013.

 

Haverá também transmissão ao vivo do evento TEDWomen que acontece naquele dia na cidade de San Francisco.

9.00 – 9.30 – Credenciamento/Café de Boas Vindas

PRIMEIRO
9:30-9:35 Vídeo intro
9:35-9:55 Petria Chaves – jornalista e apresentadora de “Caminhos Alternativos” na CBN
9:55-10:10 Sophie Deram – terapeuta nutricional e pesquisadora de nutrigenômica
10:10-10:25 Sabrina Bittencourt – empreendedora social, nômade e futurista
10:25-10:40 Zysman Neiman – doutor em psicologia e professor da UNIFESP
10:40-11:00 Adriana Bertini – Artista plástica e ativista

11.00 -11.30 – Coffee Break

SEGUNDO
11:30-11:35 video remix
11:40-12:00 Denise Damiani líder em práticas de empowerment feminino
12:00-12:20 Rachel Reichhardt – única mulher que trabalha como escriba de manuscritos sagrados judaicos da América Latina
12:20-12:40 Sonia Guimarães – doutora em física e professora do ITA
12:40-13:00 Alessandra França – empreendedora social e fundadora do Banco Pérola

13.00 – 14.00 – Almoço

TERCEIRO
14:00-14:15 agradecimentos e OTP
14:15-14:35 Anielle Guedes – empreendedora social
14:35-14:50 Estelle Rinaudo – empreendedora e representante de “Girls in Tech”
14:50-15:05 Morgan Simon
15.05-15.20 Pamela Gaino
15.20-15.40 Daliani Ribeiro palestrante motivacional e blogueira “Rindo da Vida”

15:40-16.10 – Coffee Break

16.10 -19:00 Transmissão de TEDWomen de San Francisco

TEDWomen
TEDWomen é um evento TED oficial que acontece na cidade de San Francisco no dia 5 de dezembro.

TEDxWomen
No dia 5 de dezembro de 2013, organizadores de eventos TEDx do mundo inteiro sediam eventos locais em torno deste tema.
Palestrantes 

Daliani Ribeiro

Daliani Ribeiro

Denise DamianiDenise Damiani

Zysman NeimanZysman Neiman
Adriana Bertini – Artista plástica natural de Porto Alegre, de formação autodidata e ativista desde 13 anos de idade, Adriana Bertini aborda dois temas na sua arte: A Prevenção a Aids e o Fim da Mutilação Genital Feminina. Em 1994 começou a investigar a transformação do preservativo em obras de arte – seu trabalho foi longe nos últimos 20 anos e a levou a 4 continentes, com o reaproveitamento de preservativos que não passaram em controle de qualidade. Buscando alertar sobre os perigos do prazer de maneira bem humorada, sua obra percorreu os 4 continentes em 35 países e rendeu 15 publicações em livros reconhecidos pelas Nações Unidas. Desde 2011 tem se dedicado trabalhado na campanha da Anistia Internacional na Europa para o Fim da Mutilação Genital Feminina através de eventos onde usa a arte e a voz para a campanha End FGM.

Alessandra França –  tem 27 anos e é Graduada em Marketing com MBA em Gestão de Pessoas e MBA em Banking. Durante 07 anos trabalhou no Projeto Pérola, organização na qual de beneficiada chegou a coordenação, cargo máximo do organograma organizacional. Em 2010, fundou o Banco Pérola, focado no fornecimento de microcrédito a pessoas de baixa renda com disposição e uma ideia de negócio na cabeça e pouco ou nenhum dinheiro na mão – um banco que não visa ao lucro, e sim ao desenvolvimento de gente empreendedora. Entre 2008 e 2009 participou do processo de formação de empreendedores de negócios sociais realizado pela Artemisia Brasil, do qual foi selecionada entre os cinco melhores empreendedores.

Anielle Guedes – se define como uma aprendente. Gestora de projetos inovadores e sustentáveis, empreendedora social, estudou Física na USP e lá cursa Economia. Atualmente dirige o NEU – Núcleo de Empreendedorismo da USP – organização de estudantes auto-gerida e com foco em formação de jovens empreendedores e fomento de ecossistema empreendedor. Atuou como tradutora voluntária e fez interface com comunidades de baixa renda no IDDS (international development design summit) em 2012, programa que trouxe engenheiros, empreendedores sociais e designers de 25 países para desenvolver com a comunidade tecnologias que melhorem a qualidade de vida, de acordo com os problemas mapeados pela própria comunidade. Participou do DreamIn, uma metodologia de consulta de sonhos para serem transformados em empreendimentos. Aprendeu design thinking com profissionais da IDEO e do MIT.

Daliani Ribeiro – tem 33 anos e é jornalista, autora do blog “Rindo da Vida” e ativista do conceito “faça o que for, seja quem for, mas sempre com amor”. Especializada em comunicação para massas, depois de 10 anos trabalhando em grandes empresas no setor, olhou para trás e para dentro e notou-se gorda, sozinha, endividada e infeliz. Daliani virou a página: abriu mão da carreira estável e decidiu colocar seus dons a serviço da felicidade, motivando pessoas. Esta já era a proposta de seu blog, onde publica crônicas de autoajuda desde 2008. Para isso, planejou sua empresa de treinamento motivacional. Em dezembro de 2011, um grave acidente deixou-a entre a vida e a morte e ela teve seu braço direito amputado. No meio da aparente tragédia e do caos Daliani surpreendentemente enxergou sinais de que seus desejos estavam se realizando. Hoje ela atua como palestrante motivacional abordando temas como superação e aceitação, com o intuito de provar às pessoas que a felicidade é bem mais simples do que se pensa. O título de sua principal palestra é: “Transforme Problemas em Oportunidades” – coisas de quem vive rindo da vida…

Denise Damiani – engenheira elétrica formada pela Poli – USP e com MBA de Harvard, é uma executiva com experiência Global. Como sócia e conselheira da Accenture e Bain&Co tem mais de 25 anos de experiência em Operações e Consultoria principalmente nas áreas de Tecnologia, Telecom e Indústria Financeira. Atua como membro ativo do IBGC – Instituto Brasileiro de Governança Corporativa). Uma das principais líderes dos movimentos e práticas inovadoras para criar empoderamento para as mulheres crescerem em suas carreiras, faz parte do Conselho de diversas empresas buscando dar este direcionamento na criação de liderança feminina. Baseado nas mais de 300 entrevistas e atendimentos que fez com mulheres em múltiplas culturas e situações sócio econômicas, está escrevendo um livro e tem um blog onde mostra a necessidade de criar uma rede virtuosa de ajuda para que as mulheres usufruam de seu Potencial Total.

Estelle Rinaudo – o é uma empreendedora franco-italiana que escolheu o Brasil para continuar desenvolvendo seus projetos. Desenvolveu o “Amuseworld”, um universo multimídia para ajudar meninas de 6 a 12 anos a crescerem com valores fortes, descobrindo as culturas do mundo através da tecnologia e propondo heroínas inspiradoras de diferentes países. No momento Estelle e outras “geekinhas” estão trabalhando no lançamento do chapter brasileiro da ONG Girls in Tech (http://girlsintech.org), uma organização global focada na promoção, crescimento e sucesso de mulheres empreendedoras e inovadoras na área de tecnologia. Fundada em 2007 por Adriana Gascoigne e presente em 18 países, esta rede tem como objetivo principal juntar estas mulheres e possibilitar a troca de experiência, expansão e fomento de network, unindo forças e potencializando a relevância do grupo no mundo através de eventos, parcerias, oferecendo programas e ferramentas para desenvolvimento profissional, entre outros. Muitas destas mulheres já são empreendedoras e falta apenas acesso à tecnologia para que seus negócios se tornem globais e visíveis no cenário mundial.

Morgan Simon – formada em economia e ciência política pelo Swarthmore College, há mais de uma década está engajada em investimentos de impacto, que gerem transformação positiva no mundo através de ações orientadas para a comunidade. Morgan também trabalhou com organizações sociais e com o UNDP, um programa de desenvolvimento das Nações Unidas no México, Honduras e Serra Leoa, e com microfinanças domésticas no Women’s Initiative for Self Employment, uma iniciativa para mulheres empreendedoras.

Pâmela Gaino – é artista plástica e idealizadora de diferentes projetos voltados a valorização da identidade e promoção da cultura negra. Desenvolve trabalhos com jovens desde a adolescência e seu propósito de vida é ajudá-los encontrar seu próprio jeito de mudar o mundo. Coordenou a Rede de Jovens Agentes de Transformação Social (JATS) da Plataforma de Empreendedorismo Social Juvenil – Geração MudaMundo. Pâmela é também autora do livro infantil “Eu sou lind@ assim”, onde nos conta sobre a vida de uma menina africana chamada Mafoane Odara que chega de Angola orgulhosa de seus lindos cabelos crespos e se depara com uma realidade de preconceitos contra os quais precisa aprender a lutar.

Petria Chaves –  é jornalista. Repórter e âncora da Rádio CBN há 7 anos. Tem 31 anos e hoje apresenta três programas na CBN, entre eles o Caminhos Alternativos, que vai ao ar todo sábado em rede nacional e fala sobre sustentabilidade, medicina, qualidade de vida, saúde, economia criativa e novos caminhos para a sociedade. Quando tinha 14 anos, caiu de pára-quedas em um centro de meditação e yoga incrustado em Nova York. Viu que era possível uma pessoa ficar uma semana inteira em silêncio e conheceu um pouco mais sobre vegetarianismo (embora na época não comesse uma folha verde sequer). Em 2005, se formou jornalista e dois nos depois, durante estágio na TV Globo em Nova York, se deparou novamente com a cultura indiana, o que fez crescer o interesse e a vontade de falar sobre maneiras diferentes de olhar e entender a vida. Ganhou diversos prêmios de jornalismo com as reportagens com temas tais como “Lixo eletrônico: o paradoxo da modernidade”, “O Condomínio Sustentável” e “Viver bem após os 40 anos”.

Rachel Reichhardt – é formada em comunicação visual na FAAP, São Paulo e credenciada como soferet stam (escriba de manuscritos sagrados do judaísmo) no Seminário rabínico latino americano de Buenos Aires, Argentina. Estudou caligrafia judaica no instituto Pardes em Jerusalém onde escreveu seu primeiro pergaminho, o “rolo de Esther” e estudou também Educação Judaica, no Melton Centre, na Universidade Hebraica de Jerusalém, em Israel. Participou do projeto da primeira Torá escrita por mulheres no mundo (www.womenstorah.com), e é a única mulher neste ofício na América latina. Trabalhou 15 anos na Congregação Judaica do Brasil, junto ao rabino Nilton Bonder lecionando judaísmo e coordenando grupo de estudos para mulheres. Em são Paulo trabalha na Comunidade Shalom coordenando o departamento de ensino de jovens e onde leciona cursos para adultos de Torah, mística judaica e mussar (ética).

Sabrina C. Bittencourt – mãe de 3 filhos unschoolers, empreendedora social em série, nômade, futurista. Co-criou Escola com Asas, rede de crowdlearning livre e Bcause Lab incubadora de negócios sociais. Dirige a área internacional da FANJAC – Fundación de Apoyo a Niños y Jóvenes de Altas Capacidades. Criou a primeira rede de intercâmbio entre famílias de jovens de altas habilidades Exchangenius. Fundou a rede Mães de Primeira de empreendedorismo materno e cohousing. Co-criou Diwodreams, plataforma de crowdfundig de projetos de alto impacto e sustentabilidade. Produz programas de televisão e documentários sobre alimentação saudável de seu filho de 11 anos Biel Baum, como Arte na Cozinha, Cozinhando com as Estrelas, Cozinhando com Mães de Primeira e Buscamos o Paraíso. Criou campanhas contra a exploração sexual infantil e busca de crianças desaparecidas. Integrante da rede Woman@theFrontier de conexão entre mulheres inovadoras. Como criadora do projeto Diwotongue Cyborg Project, será a primeira mulher cyborg do mundo com a implantação de um chip para tradução de línguas, para a comunicação sem barreiras entre as pessoas, abrindo a patente para a humanidade. Sofreu amnésia há 4 meses e “perdeu” 11 anos de memória, em processo de recuperação.

Sonia Guimarães – é Professora Dra. da Divisão de Ciências Fundamentais, Física-IEFF, do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), do Comando-Geral de Tecnologia Aeroespacial. Primeira afro-brasileira a obter PhD em Física no Brasil, se formou na Universidade Federal de São Carlos, obteve seu mestrado em Física Aplicada pela USP- São Carlos, e seu PhD em Física da Matéria Condensada, pela University of Manchester, na Inglaterra. Foi gerente do Projeto Sensores de Radiação Infravermelha do Instituto de Aeronáutica e Espaço produzindo dispositivos que vêem calor e são usados para defesa aérea. É Conselheira Fundadora da ONG Afrobrás, mantenedora da Universidade Zumbi dos Palmares (que tem 84% de seus alunos negros, única da América Latina) e ainda e ensina inglês na ONG Integra São José dos Campos.

Sophie Deram – Ph.D é uma nutricionista francesa e brasileira. É Doutora pela Faculdade de Medicina da USP, especializada em obesidade infantil e transtornos alimentares. Ela é uma pesquisadora apaixonada pelo poder dos alimentos e estuda nutrigenômica: a nova ciência de como os alimentos “conversam” com os nossos genes. Também pesquisa a neurociência e o papel crucial do cérebro no equilíbrio da saúde, do peso e do comportamento alimentar. Sophie foca seu trabalho clínico em São Paulo na terapia nutricional e na transformação do corpo pela mudança do estilo de vida sem o uso de dietas restritivas, medicamentos ou cirurgia. Sophie acredita na importância do prazer de comer e do comer consciente, sem contar calorias e sem regras rigorosas. Ela ensina a simplificar o ato de comer, usar alimentos naturais e ficar longe das dietas, pois esse é o caminho para melhorar a saúde e chegar a um peso saudável. Para ela, o comportamento é tão importante quanto o nutriente.

Zysman Neiman –  Doutor em Psicologia e Bacharel em Ciências Biológicas pela USP, é pesquisador e Professor Adjunto da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), vice-coordenador e professor no curso de Bacharelado em Ciências Ambientais e autor de diversos livros na área de Ecologia, Educação, Meio Ambiente e Sustentabilidade. De acordo com Zysman o mundo globalizado deseja que as pessoas sejam controladas, para que se tornem consumidoras pouco reflexivas. Ao apontarmos as amarras que nos são impostas à plena vivência de nossa sexualidade, de nossos sonhos, e de nossa consciência crítica sobre o que de fato nos dá felicidade, podemos promover uma nova revolução de comportamentos, que no conjunto tornarão a sociedade mais libertária e sustentável.

 

Equipe de Organização:

Elena Crescia – Organizadora e Curadora

Débora Bz Brandão – Ambientação de Palco

Vanessa Haigh – Comunicação

Katia Perlman – Escritora

 
Sobre o TED 
O TED é uma organização sem fins lucrativos com o espírito de promover ideias que merecem ser espalhadas. Começando com uma conferência de quatro dias na Califórnia há 26 anos, o TED cresceu para apoiar ideias que mudam o mundo através de múltiplas iniciativas. Em uma conferência do TED, pensadores e realizadores de todo o mundo são convidados a darem a melhor palestra de suas vidas em 18 minutos ou menos. No TED.com, palestras de conferências do TED são compartilhadas com o mundo todo gratuitamente como TEDTalks. 
 
No Open Translation Project, as palestras do TED são legendadas por voluntários do mundo inteiro para mais de 90 idiomas. Através de nossas redes de distribuição, as palestras do TED são compartilhadas na TV, via rádio, Netflix e muitos sites. A iniciativa do TEDx fornece licenças gratuitas para que pessoas ao redor do mundo organizem eventos no formato TED em suas comunidades, exibindo palestras do TED e trazendo apresentadores. Já foram realizados mais de 5.000 eventos do TEDx, e as palestras selecionadas desses eventos também são transformadas em TEDTalks.O prêmio anual TED Prize oferece um milhão de dólares a um indivíduo excepcional com um desejo de mudar o mundo. O programa TED Fellows ajuda inovadores de todo o mundo a se tornarem parte da comunidade do TED e, com essa ajuda, ampliar o impacto dos seus notáveis projetos e atividades. O TED-Ed cria lições curtas em vídeo combinando professores e animadores para uso em sala de aula ou em formação independente. 
 
Para obter informações sobre as próximas conferências do TED, acesse http://www.ted.com/registration 
Siga o TED no Twitter em http://www.twitter.com/TEDTalks
ou no Facebook em http://www.facebook.com/TED 
 
Sobre o TEDx
x = independently organized event. 
No espírito de “ideias que merecem ser espalhadas”, o TEDx é um programa de eventos locais e organizados de maneira independente, que reúne pessoas para compartilhar uma experiência como a de uma conferência do TED. Em um evento do TEDx, há uma combinação de TEDTalks e palestrantes para gerar discussões profundas e conexões em um grupo pequeno. Esses eventos locais e organizados de maneira independente levam a marca TEDx, onde x = independently organized TED event (evento do TED organizado de maneira independente).
Anúncios
Este post foi publicado em 10 de fevereiro de 2014 às 05:59. Ele está arquivado em TEDxJardins, TEDxJardinsWomen e marcado , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , . Guarde o link permanente. Seguir quaisquer comentários aqui com o feed RSS para este post.
%d blogueiros gostam disto: